Ensino por projetos | Aprendizagem por projetos | |
Quem escolhe o tema? (Autoria) | Professores, coordenação pedagógica | Alunos e professores individual e, ao mesmo tempo, em cooperação |
Qual é o contexto? | Arbitrado por critérios externos e formais | Realidade da vida do aluno |
A quem satisfaz? | Arbítrio da seqüência de conteúdos do currículo | Curiosidade, desejo, vontade do aprendiz |
Como são tomadas as decisões? | Hierárquicas | Heterárquicas |
Como são definidas as regras, direções e atividades? | Impostas pelo sistema cumpre determinações sem optar | Elaboradas pelo grupo, consenso de alunos e professores |
Qual o paradigma? | Transmissão do conhecimento | Construção do conhecimento |
Qual é o papel do professor? | Agente | Problematizador/orientador |
Qual é o papel do aluno? | Receptivo | Agente |
quarta-feira, 16 de março de 2011
Mas afinal, quais são as diferenças e vantagens que nos fizeram optar pelos Projetos de Aprendizagem e não mais pelos Projetos de Ensino?
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Prjeto é muito legal
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