A situação de projeto de aprendizagem pode favorecer especialmente a aprendizagem de cooperação, com trocas recíprocas e respeito mútuo. Isto quer dizer que a prioridade não é o conteúdo em si, formal e descontextualizado.
A proposta é aprender conteúdos, por meio de procedimentos que desenvolvam a própria capacidade de continuar aprendendo, num processo construtivo e simultâneo de questionar-se, encontrar certezas e reconstruí-las em novas certezas.
Isto quer dizer: formular problemas, encontrar soluções que suportem a formulação de novos e mais complexos problemas.
Também podemos aproveitar muito os Projetos de Aprendizagem na nossa sala de aula (nosso momento disciplina). Esse é o nosso grande desafio para 2011!!!
Apostamos que grande parte dos conteúdos que idealizamos para a grade curricular da nossa área de conhecimento pode ser impulsionada pelos projetos desenvolvidos pelos alunos... o desafios consiste em efetivamente trazer os Projetos de Aprendizagem para a sala de aula.
Pensamos, em 2010, em escolher uma turma para desenvolver uma experiência mais arrojada... com Projetos de Aprendizagem guiando também boa parte das nossas escolhas de conteúdos. O que acham? Vamos encarar o desafio que nos propusemos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário